Granite Sdk , O gamechanger dos gráficos na 8 geração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Granite Sdk , O gamechanger dos gráficos na 8 geração

Mensagem por Mário Armão Ferreira em Qua Jan 27, 2016 1:01 pm

Acima de tudo não te iludas muito julgando que há aqui algum tipo de milagre. O granite está apena a ter atualizações, e a melhorar a utilização de recursos.
Trata-se de um middleware de streaming de texturas para jogos open world. Como o nome indica, streaming é o envio das coisas à medida que se precisa.
A nova versão é efetivamente mais rápida e usa algumas tecnologias novas. Com o suporte ao DX 12 eles passaram a suportar o tiling que permite o uso de texturas de menores dimensão que se repetem no objecto. Tal reduz o uso de memória e de largura de banda. É uma tecnologia presente com suporte hardware nas placas GCN que o DX 11 só passou a suportar com a versão DX 11.3, mas que só está a tornar de uso comum agora com o DX 12 em placas fl 12_0 ou superiores.

Vamos porém separar do lote os dois últimos links. O que ali lês, com muita pintura, sobre o Get Even não é nada de extraordinário, e basicamente o que ali está afirmado é que o jogo usa o Granite para Streaming de texturas, conseguindo obter os resultados desejados. Algo que sem ele a equipa não estava a conseguir, excepto com hardware mais potente.
Já a última notícia estás a ler um exemplo extremo, e onde o Granite é apenas referido como um exemplo de um software capaz de fazer tiling (apesar de naquela tradução ser impossível ler-se seja o que for dada a terrível qualidade do PortuguÊs). A Microsoft em tempos mostrou uma demonstração onde cobria uma Montanha com o uso de pequenas texturas usando o tiling, e cabendo nos 32 MB da Xbox One. O resultado final tinha uma qualidade em tudo semelhante ao uso de uma única textura de alta definição com 6 GB de dimensão, mas no entanto estava longe de ser igual, notando-se claramente as repetições.
Seja como for, era um exemplo extremo de como se pode poupar memória e largura de banda.
Até agora só o jogo Rage usou esta tecnologia de tiling no PC e mesmo na xbox 360 e PS3! Mas era por software. Agora o GCN suporta a coisa por hardware!

Mário Armão Ferreira

Mensagens : 75
Data de inscrição : 22/11/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Granite Sdk , O gamechanger dos gráficos na 8 geração

Mensagem por Antonio Lucas em Dom Jan 24, 2016 1:12 am

Estava lendo alguns artigos sobre o granite sdk , uma ferramenta que promete diminuir muito o uso de memória , e atingir grandes níveis de otimização tanto que está sendo usado em jogos para VR . Queria realmente entender qual o segredo desse método e quais as desvantagens.

https://www.reddit.com/r/xboxone/comments/22xp3y/directx_with_granite_makes_shaders_less_complex/
http://gamingbolt.com/granite-sdk-interview-delivering-next-gen-texture-streaming-and-compression-middleware
http://graphinesoftware.com/our-technology/how-it-works
http://graphinesoftware.com/granite
http://games.tecmundo.com.br/noticias/aguardado-fps-get-even-tera_798354.htm
http://www.gamevicio.com/i/noticias/189/189158-32mb-de-esram-do-xbox-one-armazena-6gb-em-texturas-atualizado/

Antonio Lucas

Mensagens : 19
Data de inscrição : 19/11/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum